A contabilidade gerencial e sua importância na atualidade
A Contabilidade Gerencial e sua importância na atualidade
Autora: Edna Maria Pereira Savino
Profissional de Gestão em Marketing - Fábrica de Papel da Amazônia S.A. (Facepa).
Emails: recebimento3@facepa.com.br; ednasavino@ig.com.br
INTRODUÇÃO
No cenário competitivo e globalizado em que as organizações estão inseridas, torna-se obrigatório adequar-se a constantes mudanças. Por esse motivo, faz-se cada vez mais necessária a utilização de técnicas de gestão – e nesse sentido a Contabilidade Gerencial, de extrema importância na atualidade, auxilia os gestores. Isso é feito através de sistemas de informação computadorizados eficientes, que contribuem para a melhoria do desempenho, a realização das atividades operacionais e a tomada de decisões, sempre a fim de alcançar os objetivos traçados.
DESENVOLVIMENTO
Para proporcionar melhor entendimento do que vem a ser Contabilidade Gerencial, torna-se indispensável compreender, primeiramente, o que é Contabilidade.
Marion (2008) apresenta um dos conceitos de Contabilidade: a ciência que estuda, registra, controla e informa os atos e fatos econômico-financeiros que afetam o patrimônio de uma empresa, seja pública ou privada. Assim, o objeto da Contabilidade é o próprio patrimônio. Entendemos por Contabilidade Gerencial como conceito básico, formador do método que orientará o conjunto de conhecimentos contábeis organizado para observar o objeto da ciência sob o aspecto administrativo, notadamente o de tomada de decisões. (SÁ, 1971, p. 29).
De acordo com a citação de Iudícibus (1998), as organizações dessas novas gerações agregam seus valores com base na Tecnologia da
Informação, que se afirma como poderoso instrumento, sendo também ferramenta facilitadora na adaptação às mudanças e de evolução em ritmo acelerado, velocidade e capacidade de armazenamento das informações, gerando simultaneamente reduções significativas de custo. O sistema de informações é o conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e