A contabilidade geral para a tomada de decisões
1.1 - Introdução
A contabilidade gerencial vem aquecendo o mercado das micro e pequenas empresas, mostrando à necessidade de se ter acesso às informações e caminhos para tomada de decisão. A relevância é mostra a necessidade destas empresas em atuar num mercado competitivo e cheio de surpresas quanto a uma tomada de decisão.
É importante ressaltar que papel da contabilidade para micro e pequenos empresários, tem fundamental importância quando se adotada estratégia simples e eficaz, para se ter bons resultados. Atualmente este mercado vem sendo um dos melhores ramos para se atuar profissionalmente, abrindo novas oportunidades de empregos e melhor mão de obra qualificada.
A prestação de serviços oferecida pelos contadores é uma forma adotada pela sociedade para se organizar em torno das atividades econômicas e integrar o chamado setor de gerenciamento. Toda terceirização é composta por fatores que se integram: mão-de-obra, tecnologia, equipamentos, matéria prima e outros. O conjunto desses fatores constitui a atividade em sua essência. A prestação de serviços é uma conseqüência ainda do avanço de novas tecnologias. (GIOSA, 2003)
No intuito de auxiliar os empresários que atuam neste mercado aquecido, têm-se como problema de pesquisa: A contabilidade gerencial pode ser adotada para tomada de decisão?
1.2 - Objetivos
2.1.1 – Objetivo Final
Visando sustentar a confirmação ou não da hipótese, com o objetivo de levantar subsídios que atendam ao objetivo principal, têm-se como objetivos específicos: (i) pesquisar na literatura os controles de gerenciamento para tomada decisão; (ii) contextualizar conceito de gerenciamento; (iii) avaliar ate que ponto a contabilidade gerencial pode influenciar os pequenos e micro empresários nas tomadas de decisões.
2.1.2 – Objetivos Intermediários
Identificar quais meios de controle e tipos de ferramentas utilizadas podem contribuir