A contabilidade como factor sistémico e instrumento de gestão nas instituições financeiras bancárias
A Evolução da Normalização Contabilística para as Instituições Financeiras assenta-se na sua subordinação aos objectivos que se pretendem alcançar na globalidade do Sistema Financeiro Angolano.
Como consequência, as instituições de supervisão bancária em Angola exararam um conjunto de normativos contabilísticos aplicáveis às instituições financeiras, assunto que abordaremos com maior profundidade adiante.
O presente trabalho, compreende (4) quatro capítulos, assim distribuídos:
No primeiro Capitulo: faz-se uma abordagem histórica da banca nacional. A estrutura do Sistema Financeiro Nacional é objecto de um estudo profundo.
No segundo Capitulo: definimos as base em que se assentam a Contabilidade como elemento sistémico nas instituições financeiras bancárias.
Terceiro Capitulo: é analisada a importância da contabilidade como elemento de informação e instrumento de gestão nas instituições bancárias no âmbito do novo plano contabilístico das instituições financeiras. Analisamos também, a contribuição dos vários indicadores na análise económico e financeira das instituições bancárias.
Quarto capítulo: faz-se um estudo de caso das questões abordadas nos capítulos anteriores. Para esse trabalho estudamos o Banco de Negócios Internacional.
Formulação do Problema.
Como a Contabilidade desempenha o papel de elo de ligação entre os vários elementos que envolvem o sistema que são as instituições financeiras bancárias e qual é o seu contributo na qualidade de instrumento de informação e de gestão nestas instituições?
Importância do Tema
O tema de que é objecto de estudo deste trabalho é de crucial importância, pelo facto de contribuir para uma melhor compreensão dos fenómenos traduzidos no mundo não menos complexo da contabilidade das instituições bancárias. Existe, de facto, no nosso País, poucos estudos virados para esta temática específica o que torna este trabalho uma ferramenta importante na compreensão deste tema.
Um outro