A Construção do Eu Através do Outro
Aline Dayane Barreto Veloso
Halysson de Moura Varão Arrais
RESUMO:
O presente artigo visa mostrar a relação entre a sociedade e o individuo, com base no pensamento marxista, tendo como plano de fundo o filme Crash: No limite, mostrando como se dá a construção do individuo diante das mais variadas situações de convivência e sobrevivência. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com base no pensamento sociológico de Karl Marx, como se dá a relação entre sociedade e o individuo. Analisou-se também de uma análise do filme crash: No limite, buscando relacionar a teoria marxista e a sociedade na qual se insere o longa-metragem, estabelecendo relações com a sociedade em que vivemos.
Palavras- Chave: Sociedade, Individuo, marxismo
ABSTRACT
This article aims to show the relationship between society and the individual, based on Marxist thought, with the background of the movie Crash, showing how is the construction of the individual against the most varied situations of coexistence and survival.
This is a bibliographic research based on sociological thought of Karl Marx, in how is the relationship between society and the individual. it also aims to analyze through the film: Crash, the relationship between Marxist theory and the society in which the film takes part, establishing parallels with the society in which we live.
Keywords: Society, the Individual, Marxism
INTRODUÇÂO
A sociedade nos molda. A sociedade nos faz sermos partes interligadas de um sistema de ideias, crenças, culturas, nos quais aprendemos seus significados desde cedo. A sociedade de certa forma, nos muda, mesmo que não percebamos, tais mudanças são vistas e vividas diariamente. Não conseguimos ver tais mudanças através do espelho, mas através do olhar do outro, outro este que é um eu diferente. Não sou igual a fulano pois sou mais branco, sou mais rico, ou por ter mais estudo. Uma sociedade onde todos sejam iguais tem se tornado cada vez mais improvável.