A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E AS FUNÇÕES DA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL
O Assistente Social, bacharel em Serviço Social é um profissional qualificado com competências de nível superior que, privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
Como campos de atuação profissional podem ser citados: equipamentos da rede de serviços sociais e urbanos das organizações públicas, empresas privadas e organizações não governamentais como: hospitais, escolas, creches, clínicas, centros de convivência; administrações municipais, estaduais e federais; serviços de proteção judiciária; conselhos de direitos e de gestão; movimentos sociais; instâncias de defesa e de representação política.
Definição das Cências Sociais As ciências sociais são áreas de estudo acadêmicas que investigam aspectos das sociedades humanas. Algumas dessas áreas se utilizam de métodos científicos empíricos comparáveis aos usados pelas ciências naturais, de modo a simular os padrões utilizados por outras áreas. Entretanto, um bom número das ciências sociais usa métodos de análise crítica ou de hermenêutica para estudar objetos de investigação que não se adequariam aos procedimentos