A construção da matemática e sua importância
Processo didático de ensino da matemática, segundo Piaget e Gattegno, oferece resultados positivos provocados por dois processos: “assimilação e acomodação”. Decodificação e interpretação. De partes específicas e seqüenciadas, das quais se interfere um conteúdo significativo da experiência real do aluno.
Pré- codificação e contiguidade. Para conseguir a adequação e a posterior utilização de símbolos e expressões da linguagem matemática.Elaboração-codificação. A fim de executar a construir de maneira manual, gráfica. No último estágio do processo de “assimilação”,o aluno acha-se em uma destas duas situações : primeira,a compreensão é contínua,portanto,não oferece dificuldade. Segunda, a compreensão é descontínua, e a aprendizagem resultante é mecânica, o aluno não se verá “senhor “ do uso da memória repetitiva.
Execução. Operacionalidade (criação de automatismo) da assimilação em outros exercícios, problemas, etc.
• Generalização. Tudo o que foi experimentado se formaliza mediante a abstração em leis gerais, conceitos e princípios extensíveis a outras condições de aprendizagem.
• Memorização e associação. De idéias que proporcionam novas relações para realizações mais complexas.
• Aplicação. O aluno encontra-se com disposição de resolver outro tipo de situações mediante a aplicação de estratégias conhecidas.
Cockcroft analisa os elementos que, na sua opinião devem se apresentar em um ensino adequado da matemática a alunos de todas as idades . Esse ensino deve incluir:
Discussão entre o professor e os alunos,e entre estes,trabalho prático apropriado,
Consolidação e prática das habilidades e rotinas básicas,
Resolução de problema, incluindo a aplicação da matemática ás situações da vida cotidiana,
Realização de trabalhos de pesquisa.
Pretender que o ensino seja adequado não supõe apenas estabelecer com êxito os elementos citados: o aluno que aprende tem de processar sistemas de dados