A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE JOVENS ATRAVÉS DO CONSUMO DE MODA NA SOCIEDADE MODERNA
RESUMO
Este presente artigo busca relatar as facetas das relações entre a juventude moderna, no sentido de atual, dos dias presentes, e o consumo de moda. Através de conhecimento teórico embasado em dois dos maiores estudiosos da relação social da moda na sociedade moderna. Através de pensadores como Lipovetsky e Baudrillard, encontra-se em uma das vertentes, hoje, a justificativa do consumo pela construção e validação da identidade pessoal do indivíduo através do objeto-signo, sobressaindo às necessidades coletivas.
Keywords: juventudes, consumo, moda, signo.
INTRODUÇÃO
Durante décadas os jovens influenciaram e determinaram gostos e estilos de vida de gerações. Onde não só a produção, mas a reprodução de estilo se tornou massificada e modificou a relação moda x consumo.
O principio que impera hoje é o da diferenciação. O que determina o que consumir são os desejos e anseios pessoais de cada ser, modificados pelo consenso do valor que cada objeto tem no contexto social que se insere.
O consumo é principalmente atividade protagonizada por jovens buscando servir de modelo, inovar, produzir. Entrando assim em um ciclo vicioso e insaciável. 1. JUVENTUDE x CONSUMO ATRAVÉS DOS TEMPOS
Para entender o consumo atualmente, relacionado à moda, é indispensável voltar ao tempo do surgimento do estilo de vida moderno.
As culturas de jovens são fonte referencial para o desenvolvimento da moda na sociedade pós-industrial, porém é preciso questionar sobre o que se entende por juventude e seus derivados nos dias de hoje. A separação por idade para o conceito de juventude hoje é ultrapassada. “Juventude hoje é um estado das coisas, dos indivíduos, do próprio consumo.” (BRANDINI, VALÉRIA) significando que a juventude não se acaba, não é mais algo passageiro, mas uma condição que se prolonga quebrando barreiras sociais e biológicas.
O jovem é parte fundamental do processo de