A construção da cidadania dos moradores de rua.
A construção da cidadania dos moradores de rua é uma batalha diária que está longe de se tornar uma conquista, sem muito esforço, esforço esse que eles enfrentam com o próprio sofrimento de subexistirem como seres humanos, como cidadãos que são.
Expostos diariamente a todo tipo de sorte, toda vulnerabilidade física constante que os maltrata e os agride de todas as formas, não apenas física, como também moral.
O reconhecimento como pessoas com necessidades, com direitos e deveres, é a primeira etapa para que essa construção de sua cidadania seja uma realidade em suas vidas, para que finalmente se sintam pessoas e não seres rejeitados e repugnados como frequentemente acontece.
Ouvimos sempre falar em projetos que visam tirar os moradores das ruas e os tornar parte atuante da nossa sociedade, mas para que isso realmente aconteça é necessário uma mudança de conceito, de visão por parte de todos, governantes, estudantes, toda classe que se acha superior por não estar ou não ser obrigado a viver nas condições de total privação, as quais todo morador de rua se vê obrigado a se sujeitar diariamente.
Portanto, que venha a todos nós uma mudança de visão da nossa sociedade, que finalmente possamos enxergar o TODO de uma forma onde não haja exclusão, seja ela por diferenças econômicas, sociais ou morais, e isso só acontecera no momento em que tivermos a certeza de que todos somos IGUAIS, e que por isso merecemos ter as mesmas chances perante o