A Constru O Do Eu Na Modernidade Quest Es
Questões dos capítulos: 2, 8, 10 e 11 do livro “A Construção do Eu na Modernidade”.
Capítulo 2
1- Qual é a diferença entre a meditação solitária de um monge medieval e a experiência de solidão de um homem do século XX?
O contexto histórico da época medieval dizia que Deus era o centro do universo, sendo Ele onipresente. A meditação do monge era a procura por Deus no seu interior, o homem da atualidade, por sua vez, se sente solitário ao olhar para dentro de si e muitas vezes encontrar um grande vazio, que seria a ausência de Deus.
2- Procure identificar alguma forma atual de entender o mundo que seria impensável na Idade Média.
Na época medieval a sociedade tinha os pensamentos privados, pois Deus estava em todos os lugares. Atualmente podemos expressar nossos pensamentos e pensar em nossas intimidades.
3- Hoje ainda existe a ideia de “corpo social”?
Nos dias de hoje a ideia de corpo social ainda existe, pois o poder em todas as sociedades está ligado ao corpo, ou seja, a sociedade precisa seguir regras e obrigações impostas.
Capítulo 8
1- Em que sentido Foucault diz que a loucura foi criada no século XVII?
Segundo Foucaut a loucura surgiu quando o louco começou a ser tratado como um animal, porque perdeu a sua racionalidade e, ao perder a sua racionalidade o sujeito não era responsável por sua loucura.
2- Qual é a função do medo no interesse do homem em viver em comunidade, segundo Hobbes?
O homem para se sentir útil, se sentir de bem com si mesmo necessita de poder. Esse poder pode vir de regras que criamos para a convivência, e um homem naturalista prefere morrer a ter que se unir com os demais para buscar a felicidade, a paz, não aceita a subjeção ao próximo.
3- Com qual forma de governo o Estado, tal como Hobbes o define, mais se parece: a democracia, o socialismo ou uma ditadura? Por quê? 22 Essa 'animalidade' foi representada musicalmente. Procure ouvir "Intermédepour 'Le mariage force"', de