A CONSTRU O DA IDENTIDADE
*A Identidade é construída no processo de socialização: desde o nascimento o homem inicia uma interação com o meio em que esta inserido, a partir da qual construirá a sua identidade, os seus medos, emoções e a sua personalidade.
A relação mãe-bebe ajuda a construção do eu psicológico: é o olhar de mãe sobre o bebe que vai dando a ele o seu valor como pessoa, por isso é tão importante os primeiros contatos da criança com a mãe.
Cada um de nós constrói o se “eu “ através das interações relacionais, reais e idealizadas e também através das experiências vividas e dos seus modelos.
O grupo nos transmite modelos de identidade: As relações sociais são importantes para o individuo, pois através delas ele irá se identificar e começar a fazer escolhas que formarão a sua personalidade.
O processo de construção de identidade é contínuo e só termina com quando à morte pois, nesse momento, deixamos de ser uma pessoa com um projeto de vida, com sonhos ou ambições.
IDENTIDADE EM CRISE
A crise de identidade deve-se, principalmente, a dois fatores: a exigência social e a insegurança pessoal.
Na adolescência essa crise tem uma importância particular. È neste período que se constrói uma forma própria e pessoal de esta no mundo. Essa é a fase das escolhas, dos desejo, descobertas, sonhos, ambições, frustrações.
Ex: a escolha da profissão que seja digna, respeitada e bem remunera pois hoje em dia não podemos nos dar o luxo de tomar uma decisão baseada apenas no nosso desejo. Por outro lado, coloca-se a questão da insegurança pessoal pois, apesar do dinheiro ser extremamente importante, a nossa realização pessoal também o é. Este é um dos exemplos que podem nos levar a uma crise de identidade pois são inúmeros os fatores que contribuem para tal. Esta fase da vida qualquer problema que surja é considerado o fim do mundo!