Resenha Trabalho Corpo e Sa de
CAMPUS UNIVERSITARIO DE RIO DAS OSTRAS
INSTITUTO DE HUMANIDADES E SAÚDE - RHS
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
DOCENTE: Suzana Lima
DISCENTE: Andrey Josué
Resenha Crítica
LIMA, S.C.C.; MENDES, A.M.; COSTA, M.F. Notas sobre a perspectiva clínica das patologias da sobrecarga no trabalho. P. 1-15.
O presente estudo toma por base os modelos de gestão e relação trabalhista que expoem os envolvidos ao risco de adoecimento diante das sobrecargas em suas ações no dia a dia do trabalho.
Os problemas levantados são em relação às patologias da sobrecarga, patologias pós-traumáticas, patologias resultantes de agressões sofridas, patologias resultantes de assédio moral e tentativas de suicídio, todas provenientes de situações que ocorrem no ambiente de trabalho.
Foram apresentados argumentos norteados pelas contribuições da Psicodinâmica do Trabalho que é um dos principais referenciais teóricos no campo da saúde mental do trabalhador. Os objetivos são a análise das vivências subjetivas no trabalho e os aspectos psíquicos mobilizados no encontro do sujeito com este ambiente, as dimensões menos visíveis do que é vivido como: criatividade, zelo, fracasso, sofrimento.
Os autores não abandonam a ideia de que o trabalho é um estruturante psíquico que auxilia na construção da identidade e da saúde mental dos indivíduos, as críticas levantadas são em relação ao sofrimento vivenciado que, neste estudo, está sendo diferenciado em sofrimento patogênico e sofrimento criativo. As ideias fazem diálogo constante com disciplinas como Sociologia, Ergonomia e com a Psicanálise, um dos pilares centrais da Psicodinâmica do Trabalho.
A leitura nos apresenta conceitos que dão parâmetros para compreensão das ideias centrais do texto. Um deles é a centralidade do trabalho que expressa sua relação com a identidade e saúde mental do sujeito. Outro, um pouco mais aprofundado é o conceito de estratégias coletivas de defesa, onde os