A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável é chamada como Rio+20, que tem como significado uma reunião da ONU para discutir temas.
O objetivo da Conferência é assegurar um comprometimento político renovado com o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes. Os dois temas em foco na Conferência serão: "a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza" e "o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável". Neste trabalho será discorrido, além desses assuntos, a governança que esta relacionada a questões ambientais e ao desenvolvimento sustentável como um todo.
Quadro institucional para o desenvolvimento sustentável
A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), frequentemente referido como a Conferência do Rio ou Cimeira da Terra, foi um grande sucesso na sensibilização do público sobre a necessidade de integrar meio ambiente e desenvolvimento. No processo preparatório para a Cimeira do Rio em 1992, houve uma série de propostas para a reforma institucional para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável. UNCED viu a adesão de uma série de acordos cruciais, incluindo a Declaração do Rio, a Agenda 21, e as convenções históricas? Rio? (CBD, UNCCD, UNFCCC). Também criou novas instituições internacionais, entre elas a Comissão de Desenvolvimento Sustentável, encarregado do acompanhamento para a Conferência do Rio, e levou à reforma do Global Environment Facility.
Dez anos depois, o conceito de três pilares que se reforçam mutuamente de desenvolvimento sustentável foi incorporado ao Plano de Joanesburgo de 2002, de execução (JPOI). A necessidade de reforçar o quadro institucional para o Desenvolvimento Sustentável