A concepção de sujeito em paulo freire
MARIA DE NAZARÉ RODRIGUES
PEDRO PAULO ALEXANDRIA LIVRAMENTO
RENIVALDO
TAIONARA MOURA DE LIMA
A FORMAÇÃO DO SUJEITO NA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE
MACAPÁ -AP
2007
ELIONAI MACIEL GUIMARÃES
MARIA DE NAZARÉ RODRIGUES
PEDRO PAULO ALEXANDRIA LIVRAMENTO
RENIVALDO
TAIONARA MOURA DE LIMA
A FORMAÇÃO DO SUJEITO NA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Colegiado do Curso de Filosofia da Escola Superior de Filosofia, Teologia e Ciências Humanas - ESFITECH, como requisito obrigatório para a obtenção do grau de Bacharel e Licenciatura Plena em Filosofia. Orientador: Profº. Herbert Emanuel.
MACAPÁ- AP
2007
Dedicamos este trabalho aos nossos familiares que nos apoiaram incondicionalmente em toda a caminhada e às inúmeras pessoas que são presença amiga em nossas vidas.
Aos professores que nos apoiaram em nossas dificuldades, e nos mostraram que com esforço e dedicação nós conseguimos ultrapassar obstáculos.
“Os homens são porque estão em situação. E serão tanto mais quanto não só pensem criticamente sobre sua forma de estar, mas criticamente atuem sobre a situação em que estão”. Paulo Freire RESUMO
O presente trabalho é o resultado de um estudo teórico sobre a formação do sujeito na pedagogia de Paulo Freire, uma vez que seus estudos estão consubstanciados de elementos que ajudam a compreender as diferentes nuanças que envolvem o processo de formação do sujeito no limiar da sua relação com o eu, com os outros e com o mundo. Os estudos se fundam principalmente na concepção político-pedagógica de Paulo Freire,