A comunicação
Linguagem e Pensamento
Alunas: Anna Karolina Barbosa,
Anne Karine, Beatriz Vasconcelos,
Hemely Cezar, Talita Melo;
Professora: Nairy Carla
Disciplina: Filosofia
Série: 1º ano B
Recife, 23 de Agosto de 2013
Linguagem e Pensamento
Tipos de signos
O signo no caso estar sendo substituido pelo objeto ou seja, quando eu pego um elemeto e o represento por meio de uma fotografia, desenho ou som. Há três relações de signo.
I. A relação semelhança: quando um elemento mantêm relação com o objeto, por exemplo: um sino, posso representa-lo por meio de fotografia, desenho ou som das batidas do mesmo; entao está relação chamamos de ícone, pois o elemento (sino) apresenta semelhança com o objeto (fotografia, desenho ou som).
II. A relação de causa e efeito: quando afeta a existência do objeto, ou seja, a fotografia do sino é um começo de sua existência, pois tem a ação da câmera capturando a foto do elemento. Portanto, o sino estava no local aonde a câmera estava (causa) e foi fotografada (efeito). Já nesta chamamos de índice.
III. A relação arbitrária: é totalmente um simbolo, por exemplo: o preto significa luto, ou o desenho de um coração significa amor; eles são aceitos e reconhecidos pela sociedade e mantêm como hábito e tradição.
Temos mania de dizer que o mundo humano é simbólico, pois só os seres humanos são capazes de estabelecer simbólos arbitrarios, os animais só entendem apenas íncones e índices.
Elemento da linguagem
Toda linguagem possui um repertório, ou seja, um conjunto de signo que o compõem.
I. Linguagem do desenho: Com três elementos- superfície, linha e ponto- é possivel fazer qualquer desenho.
II. A linguagem verbal: Não podemos combinar signos que tenho sentidos opostos: chegar/sair; não podemos dizer: “Ele chegou saindo em casa”. Nessa ocasião a linguagem deve estabelecer as regras do uso do signo.
III.