A composição dos seres vivos
A água
Os seres vivos possuem mais 70% de água em seu corpo. Essa porcentagem varia em cada tipo de célula e com a idade do organismo. Por exemplo, o cérebro tem quase 4x mais água do que os ossos, e os tecidos embrionários têm muito mais água que as células adultas, pois a taxa de água decresce conforme aumenta a idade do organismo.
A quantidade de água também pode variar conforme a espécie: os seres humanos possuem aproximadamente 63% de água em sua composição, e as águas-vivas, 98%.
Os sais minerais
Os sais minerais são substâncias essenciais ao bom funcionamento do metabolismo, participando da estruturação do organismo (constituindo os ossos) e até mesmo integrando reações direta ou indiretamente vitais, por exemplo, a fotossíntese e a respiração.
Dessa forma, esses elementos, cada um apresentando propriedades químicas distintas, com cargas e afinidades moleculares particulares, foram durante milhões de anos se organizando não só na formação física da matéria, mas também compartilhando o complexo arranjo biológico.
Entre os principais elementos minerais importantes aos seres vivos, destacam-se:
- Cálcio: necessário durante o processo de calcificação e manutenção óssea, compondo também a estruturação dos dentes, além de colaborar com a condução de impulsos nervosos e contração muscular.
Fonte: leite e seus derivados (queijo, iogurte) e vegetais com coloração verde escuro.
- Fósforo: auxilia a manutenção óssea, está presente na composição da molécula de DNA, RNA e ATP.
Fonte: carnes em geral e legumes.
- Sódio: atua na osmorregulação , difusão dos impulsos nervosos e auxílio no processo de contração muscular.
Fonte: condimento (sal) utilizado no preparo dos alimentos.
- Flúor: proporciona a formação dos dentes e ossos.
Fonte: presente em baixa concentração nos alimentos e adicionada ao fornecimento de água potável.
- Potássio: também participa da osmorregulação, está presente na conformação dos fosfolipídios da