A Colonização Brasileira
A Colonização do Brasil é o nome do processo de povoamento realizado pelos povos ameríndios, portugueses, negros e imigrantes asiáticos e europeus nas atuais terras brasileiras.
Não se deve confundir a colonização do Brasil com a época do Brasil Colônia, visto que o processo de povoar e desenvolver o território começou antes e foi além da ocupação portuguesa, desde os índios até os imigrantes recentes.
Tem início com a chegada dos ameríndios à nova terra desde pelo menos 10000 a.C., provenientes de outros continentes (possivelmente, da Ásia e da Oceania.1 ) Sua origem ainda não foi plenamente esclarecida, mas a opinião mais aceita é de que descenderiam de antigas raças asiáticas e da Oceania que teriam chegado à América pelo estreito de Behring ou pela navegação no Oceano Pacífico.
A princípio, os portugueses acreditavam que os índios pertenciam ao mesmo grupo social. Após algum tempo, percebeu-se que havia diferenças significativas: os grupos tupishabitavam o litoral, enquanto que os tapuias habitavam o interior, mas iam diretamente para todos os lugares.
Hoje, se diz que a maioria dos índios do Brasil pode ser dividida em quatro grandes troncos linguísticos: o tupi, o macro-jê, o aruaque e o caribe.
Todas estas nações indígenas deixaram, como legado, milhares de novas palavras ao vocabulário da língua portuguesa hoje falada no Brasil.
Muitos topônimos atuais do Brasil são originários das línguas dos índios: os nomes de vários Estados (Amapá, Ceará, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí), de numerosas cidades (Caraguatatuba, Carapicuíba, Embu, Itamarandiba, Itaquaquecetuba, Paranapiacaba etc.), de acidentes geográficos (Anhangabaú, Itapeva, Urubuqueçaba, Itacolomi) têm, como origem, a cultura indígena. Assim como vários nomes de animais e plantas (jaguatirica, urubu, tapir, siriema, jacutinga etc.).
O processo de colonização do Brasil foi consequência do já desenvolvido processo de expansão marítima realizado pelos portugueses. Durante