A Coloniza o do Uruguai
Os índios charruas em maioria, chanaés e guaranis, entre outros, foram a primeira população original do Uruguai e foram as pessoas que deram vida às primeiras características do país, de alguma maneira, sempre presentes na cultura Uruguaia. Antes do descobrimento em 1516.
A primeira colônia se deu em 1624, em Soriano, esses colonizadores eram espanhóis. Em 1680, um grupo de portugueses fundaram uma colônia chamada de Sacramento. Logo os espanhóis expulsaram os portugueses. A época da colonização foi marcada pela constante disputa entre espanhóis e portugueses.
A Fundação de Montevidéu
A cidade de Montevidéu foi fundada pelos espanhóis entre 1724 e 1750. Em 1800 surgiu o sentimento nacionalista nos Uruguaios, o que levou o militar José Gervásio Artigas a partir para a luta armada, dominando a cidade de Montevidéu de 1810 a 1814. E em 1817; Artigas foi derrotado.
A Ocupação territorial
Em 1821 o Uruguai foi ocupado e incluído ao território brasileiro, depois de uma aliança entre os brasileiros e os portugueses. A região foi chamada de Província Cisplatina.
Em 1825 os brasileiros foram expulsos com a liderança do uruguaio Juan Antonio Lavalleja e as tropas argentinas, Lavalleja proclamou a independência uruguaia, o que só foi reconhecido por brasileiros e portugueses em 1828, através do tratado de Montevidéu.
Durante todo o período de colonização e de disputa do território uruguaio pelos europeus, o número de indígenas foi diminuído devido a doenças e as desavenças com os brancos que resultavam em mortes. Em 1832, e com isso a nação indígenas charruas foi dizimada.
A Política
Os políticos se dividiram entre conservadores (blancos) e liberais (colorados), sendo que suas desavenças levaram o país a uma guerra civil entre os anos de 1839 e 1851. Na guerra do Paraguai em 1865, o Uruguai fez parte da vitoriosa Tríplice Aliança, aliando-se a Argentina e ao Brasil.
O trabalho do presidente Battle y Ordonez no início do século XX, levou país