A Cocaína é Uma Droga Obtida A Partir Da Planta Erythroxylum Coca
Três mil anos antes do nascimento de Cristo, os antigos Incas nos Andes mascavam folhas de coca para conseguir que os seus corações batessem muito mais depressa, e para acelerar a sua respiração, enganarem a fadiga e a fome, e aumentar a resistência.
Quando os conquistadores espanhóis apresentaram a coca à Europa ao voltarem das suas viagens, a planta passou ate ser conhecida como elixir da vida. O ingrediente ativo da planta da coca foi isolado pela primeira vez no ocidente pelo químico alemão Friedrich Gaedcke, em 1855; ele chamou-lhe “Eritroxilina”. Albert Niemann descreveu um processo de purificação melhorado para a sua tese, e chamou-lhe “cocaína”.
Após 1880. A cocaína passou a ter uma grande repercussão:
Uso Comercial: O químico Angelo Mariani desenvolveu, em 1863, o vinho Mariani, consistia em uma infusão alcóolica de folhas de coca. Foi na tentativa de competir com o vinho Mariani que os americanos criaram a Coca-Cola.
Uso Médico: A cocaína foi introduzida como um anestésico em 1884 pelo Dr. Karl Koller. Este era um estagiário de oftalmologia no Hospital Geral de Viena e em um experimento público, ele aplicou no seu próprio olho uma solução de cocaína e depois, para espanto da plateia, o picou com alfinetes sem problemas. Na segunda metade do século XIX Freud a usava em seus pacientes, “droga mágica”. No fim do mesmo século começaram a aparecer os sintomas psicóticos e depressivos da droga.
Em 1912, o governo dos Estados Unidos reportou 5000 mortes relacionadas com a cocaína num ano, e em 1922 a droga foi oficialmente banida.
Tradicionalmente, a cocaína era uma droga para ricos, por se tratar de um hábito muito caro. No final da década de 1980, a cocaína não era mais a droga de eleição só dos ricos. Nessa altura, tinha a reputação de ser a mais perigosa e viciante droga da América, ligada à pobreza, crime e morte.
Formas de Uso:
Em pó: pode