A CIÊNCIA E SUAS ÁREAS
A CIÊNCIA E SUAS ÁREAS
Trabalho apresentado à Universidade Federal de Santa Catarina, para a disciplina de Introdução às Ciências Sociais ao professor Carlos Eduardo Sell.
Vila Flores – RS
2014
Quando nos deparamos com a palavra “ciência” logo lembramos estudos, pesquisas, algo verdadeiro que pode ser colocado à prova e realmente estamos certos em nossa definição. Toda a teoria que podem ser testada é considerada uma ciência. A ciência é a forma mais segura de ver o mundo. Segundo Trujilio, 1974 apud Marcani; Lakatos,2011): “A ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistema de conhecimento com o objetivo limitado capaz de ser submetido a verificação”.
A ciência é um tipo de conhecimento cujas características o diferenciam de formas de conhecimentos tradicionais e religiosas, ou de outros modos de aprender e explicar as realidades tais como são percebidas pelos seres humanos em distintas épocas. O que não quer dizer que a ciência consiga ou procure eliminar outras interpretações ou outros modos de agir. Uma pessoa pode tomar um medicamento indicado pelo médico e ao mesmo tempo fazer uma promessa indicada por um líder religioso. No entanto o sucesso dos procedimentos científicos é notório em diversas áreas e tem influenciado profundamente a conduta humana.
A ciência pode ser dividida em duas áreas: a área das ciências humanas ou sociais e a área das ciências exatas e da natureza e o que as distinguem uma das outras é o objeto de estudo. Nas ciências naturais ou exatas se observa a natureza, uma pedra, um mineral, uma planta... Já nas ciências humanas ou sociais se observa o homem vivendo em sociedade, a sua história e o seu comportamento. As ciências naturais estudam fenômenos mais simples, é o caso dos químicos, físicos, biólogos. Já nas ciências sociais temos os casos mais complexos que são os estudos de um economista, de um sociólogo por