TEORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO
1. A ORGANIZAÇÃO E A EMPRESA
Organização são agrupamento estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns. Segundo Etzioni (1978) as organizações são unidades sociais, que tem objetivos específicos, e por isso não se encaixam em um modelo universal. Ou seja, apenas o conjunto de pessoas com uma estrutura que define e delimita o comportamento e responsabilidades de cada membro, caracteriza uma organização.
Já empresas são instituições legalmente constituídas, com a finalidade de oferecer produtos/serviços para outras empresas ou pessoas no mercado em geral. Nesse sentido, a sociedade humana é composta por organizações que são constituídas para atender as necessidades humanas: serviços de saúda, água e energia, segurança, alimentação e etc. E precisam de recursos, oferecem salários ou outras contribuições em troca de uma atividade, esforço, investimento.
Nesse contexto, o termo abrange as empresas lucrativas em geral, as ONGs, as fundações, as autarquias, as sociedades de economia mista, as cooperativas, as universidades, os hospitais, os bancos, entre outras e são classificadas como únicas no mercado, pois diferem-se nos objetivos, tamanho, estrutura, pessoas envolvidas.
As empresas possuem características específicas como:
1) Orientadas para o Lucro ou para um benefício social ou ambiental;
2) Assumem riscos;
3) Dirigidas por uma filosofia de trabalho;
4) Avaliadas pelo prisma contábil e/ou social;
5) Reconhecidas pelo negócio;
6) Propriedade privada ou pública.
A partir desta diferenciação a utilização dos termos organização e empresa serão utilizadas nesta disciplina na condição de sinônimos, ou seja, será considerado organização e empresas aqueles agrupamentos de pessoas orientados para objetivos comuns e legalmente constituída e que oferecem serviços e produtos ao mercado.
Importante destacar que durante a Era Industrial o conceito de organizações era: Uma organização é um conjunto integrado