A Civiliza O Chinesa
Às margens do Rio Huang Ho nasceu uma das civilizações mais antigas do mundo, a Civilização Chinesa.
Acreditasse que por volta de 5000 a.C. a China Antiga era habitada por povos bastantes evoluídos. Os primitivos chineses praticavam a agricultura e domesticavam carneiros, porcos, bois e cachorros.
As águas do Rio Huang Ho, o Rio Amarelo foram essenciais para o desenvolvimento da Civilização Chinesa. A arte também era bastante evoluída chegando ao seu apogeu no período da Cultura Long Shan (2500a.C -1900a.C).
Em meados de 1500 a.C. foi criado o Império do Centro, governado pelo Filho do Céu, representante de Deus na terra e que exercia a função de chefe político e religioso.
Com a criação da unidade política surge também as primeiras Cidades Palácios, comunidades rodeadas por muralhas. A sociedade era dividida em dois grupos extremos que são:
Nobres - Grupo de pessoas que descendiam de um grande Clã Ancestral. Eram grandes proprietários de terras.
Camponeses - pessoas que viviam no campo, responsáveis pelo cultivo das terras agrícolas. Eram os camponeses que sustentavam o luxo da nobreza.
A agricultura foi a principal atividade econômica da China Antiga. Com o crescimento da Civilização Chinesa, a sociedade passou a ser dividida em 4 grupos distintos.
1. Imperadores, Nobres e Altos Funcionários.
2. Artesãos, Mercadores e Letrados.
3. Camponeses
4. Escravos
Com o passar dos séculos o Império Central foi enfraquecendo-se. Na Dinastia Xia o território chinês foi dividido em 9 províncias. Com a autonomia política adquirida, as províncias chinesas passaram a disputar o poder central. Por volta de 1760 a.C. a província Shang governada por Chengtang conseguiu submeter as outras províncias chinesas sob o seu domínio.
Em meados do século XII a.C., os Chou vindos da região do Rio Wei invadiram e conquistaram o território chinês controlado pela Dinastia Shang. A Dinastia Chou foi a que mais durou no poder chinês, governando até o século III