a cinética química
A Cinética Química é o estudo das velocidades das reações químicas. A cinética química está baseada em processos químicos experimentais, que são modelados matematicamente por meio de equações diferenciais. O método consiste em montar a equação diferencial que retrata um determinado fenômeno e resolvê-la, obtendo-se assim a função que representa, explicitamente, a variação da concentração dos reagentes com o passar do tempo.
Ordem Zero
Reações de ordem zero são reações em que a velocidade é uma constante, independente da concentração do reagente. São sempre reações não-elementares, como por exemplo, as reações fotoquímicas e as reações enzimáticas no início.
Reações de Primeira Ordem
Uma reação de primeira ordem é aquela na qual a velocidade é diretamente proporcional à concentração do reagente.
Reações de Segunda Ordem
Uma reação de segunda ordem é aquela onde há uma dependência da velocidade com o quadrado da concentração do reagente. Nas reações de segunda ordem, é preciso ter presente que elas podem ser monomoleculares ou biomoleculares. Para cada um desses casos, a equação diferencial resultante será diferente e eles devem ser tratados separadamente.
Temperatura
A temperatura está ligada à agitação das moléculas. Quanto mais calor, mais agitadas ficam as moléculas. Se aumentar a temperatura, aumenta a energia cinética das moléculas (movimento). Se as moléculas se movimentam mais, elas se chocam mais e com mais energia, diminuindo a energia de ativação e em conseqüência, aumenta o número de colisões efetivas e, portanto a velocidade da reação também aumenta.
Pressão
Pressão é a razão entre força e área, ou seja, fazer força sobre uma determinada área. Com o aumento da pressão em um recipiente, diminui o volume e desta forma aumenta a concentração dos reagentes. As moléculas se chocam mais, aumentando o número de colisões e portanto, aumenta a velocidade da reação.
Concentração
Concentração está relacionada à quantidade de