Economia - mercado
1. Quais as relações entre poupança e investimento?
2. Quais fatores determinam o salário, a renda e o lucro?
3. O que é a oferta e o que é a demanda? Quais fatores o determinam?
4. O que é equilíbrio de mercado e em que condições ele é atingido?
Respostas:
1. O agente econômico pode não consumir toda sua riqueza, isso origina a formação de um capital. O que deixa de ser consumido – o excedente –, pode ser usado para se obter uma quantidade maior de riquezas no futuro (poupança). E esses recursos podem ser dirigidos para atividades produtivas (investimento), como compra de bens de produção, contratação de trabalhadores etc. As relações entre poupança e investimento: Se há mais poupança que investimento, pode gerar economia desaquecida, desemprego. Se há mais investimento que poupança, gera economia aquecida, aumento de empregos, porém com endividamento gerando pressões inflacionárias.
2. A distribuição do produto social (o que foi produzido) depende do tipo da participação na produção e é denominado renda. Ela cabe aos proprietários de fatores de produção que não utilizam o produto social diretamente no processo produtivo, mas os cedem para que outros os explorem. A renda pode ser definida como lucro (quando o agente econômico é capitalista), ou salário (quando o agente econômico é o trabalhador). Essa participação depende do tipo do fator de produção que cada agente é proprietário, tendo como natureza o capital ou o trabalho.
3. As pessoas trocam o que tem em excesso pelo que não tem. Os bens destinados a trocas nos mercados são chamados de mercadorias. Para a efetivação da troca é necessário determinar a relação quantitativa entre as mercadorias. Essa relação é denominada “preço”. Os preços são determinados por relações entre a oferta e a demanda. Oferta é a quantidade de mercadorias que os empresários estão dispostos a vender. Demanda, é a quantidade de mercadorias que os consumidores estão dispostos a comprar.
O preço da