A ciencia e atecnologia na idade média
[pic]
RESUMO
O presente trabalho propõe mostrar que a humanidade passa por um processo de evolução, resultando em mudanças nas ações e no desenvolvimento dos indivíduos, sendo também a tecnologia um fator resultante dos avanços dos estudos científicos, inovadores na Idade Média e se atualizando cada vez mais.
Uma Visão Geral do Período Medieval
A Idade Média teve início na Europa com as invasões bárbaras sobre o Império Romano do Ocidente, no século V. Essa época estendeu-se até o século XV, com a retomada comercial e o renascimento urbano. Caracteriza-se pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da Igreja Católica, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada.
Estrutura Política
Prevaleceu na Idade Média as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferecia ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso. Todo os poderes jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos de lotes de terras (feudos).
Sociedade Medieval
A sociedade era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos