A Cidade Global
A cidade global é considerada um momento da realidade social, uma formação sócio cultural onde grande parte da vida social aparece de forma particularmente desenvolvida e acentuada. Estas cidades também conhecidas como metrópoles mundiais são aquelas que possuem influência em nível mundial, possuem influência em centros urbanos do próprio pais e também em regiões de outros países do mesmo e de outros continentes.
Para entender as cidades é preciso entender a globalização, sendo esta a parte mais avançada do capitalismo, com a consolidação do capitalismo iniciou a era da globalização, esta ocorreu em razão de dois fatores: As inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial.
As inovações tecnológicas principalmente nas telecomunicações e na informática promoveram o processo de globalização e a partir daí foi possível a difusão de informações entre as empresas e as instituições financeiras, ligando assim os mercados do mundo.
Com base no crescimento da cidade global aparece inúmeras características de diversos lugares, envolvendo assim, povos de diferentes culturas, trazendo assim diferentes valores culturais, dialetos, religiões e também modo de vestir, raça problemas e dilemas.
Com isso são formadas as sub classes sendo estas uma categoria de indivíduos, familiares, membros das mais diversos etnias e migrantes que se encontram na condição de desempregados nos quais reúnem-se os principais aspectos da questão social com um questão urbana; tendo em vista que a questão social adquiriu inúmeras características urbanas sabendo ainda que estão implantados grandes negócios do marco tráfico, violência, racismo, falta de recursos e outros já sabemos que estes são os principais problemas sociais e urbanos.
Ocorre que agora essas questões adquirem alcance mundial na globalização do capital, em que se desenvolvem a urbanização do mundo e a emergência da cidade global, que ocorre também a