Cidades Globais
O conceito de Megacidade
O conceito de cidade global
- Características
- Estudos
Alunos: Ítalo Oliveira
Gabriel Rezende
Jarden Ribeiro
Igor Gimenez
Lucas Henrique
Megacidade é o termo normalmente empregado para se definir uma cidade que sedia uma aglomeração urbana com mais de dez milhões de habitantes[1] e que esteja dotada de um rápido processo de urbanização. As megacidades atuais englobam mais de um décimo da população urbana mundial e, tal como todas as grandes metrópoles que antes surgiram, polarizam sobremaneira o comércio, a cultura, o conhecimento e a indústria.[1]
No Brasil, apenas São Paulo e Rio de Janeiro, com cerca de 19,6 e 11,8 milhões de habitantes[2][3] em suas regiões metropolitanas, respectivamente, enquadram-se nesse contexto.
Algumas megacidades como Nova Iorque, Londres, Paris, Tóquio e São Paulo também são consideradas cidades globais pelo Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC), por interligarem-se fortemente a outros centros de influência econômica mundial[4][5].
Nos últimos anos, tem-se verificado um notável crescimento das megacidades[6] em países subdesenvolvidos, todas enfrentando sérios problemas, como a falta de saneamento básico, poluição, violência urbana e congestionamento, dentre outros.
Cidade Global
Cidade global (também chamada de cidade mundial, cidade alfa ou centro mundial) é uma cidade considerada um ponto importante no sistema econômico global. O conceito vem dos estudos urbanos e da geografia e se assenta na ideia de que a globalização criou, facilitou e promulgou locais geográficos estratégicos de acordo com uma hierarquia de importância para o funcionamento do sistema global de finanças e comércio.
A mais complexa dessas entidades é a "cidade global", através da qual as relações vinculativas de uma cidade têm efeito direto e tangível sobre assuntos globais através de meios