A Chamada Revolu O Industrial
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
ADMINISTRAÇÃO
LOHANNE DOS SANTOS BALTAR ID:310409
A chamada Revolução Industrial, período compreendido entre as metades dos Séculos XVIII e XIX, cumpriu um importante papel para a humanidade. O progresso da técnica aplicada à indústria, a aplicação de conceitos como a divisão do trabalho, somados às invenções surgidas como meios de obtenção da tão procurada eficiência na produção em virtude da crescente demanda de produtos provocaram transformações profundas, inicialmente, na Inglaterra e, posteriormente, em toda a Europa e Estados Unidos da América, que podem ser consideradas como revolucionárias.
O contexto no qual a Revolução Industrial se desenvolveu e os aspectos facilitadores para o seu surgimento, como o aparecimento de instituições financeiras de crédito, o surgimento de fábricas, o fortalecimento da economia em termos monetários, dentre outros, fez com que a sociedade passasse por transformações radicais que, embora técnicas, comerciais e agrícolas, essencialmente, provocaram a passagem da sociedade rural para a sociedade industrial, como também a mudança do trabalho artesanal para o trabalho assalariado. Assim, a maneira como o trabalho fora desenvolvido até então, feito por artesãos, que detinham todo o processo de fabricação, passou a conter novos conceitos e novos métodos. Agora, ocorreu a substituição do artesão pelo operário especializado, o surgimento das fábricas e a concentração urbana, dentre outros.
Com o crescimento acelerado e desordenado das empresas, fez-se então com que passasse a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação. Houve uma necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.
As pessoas por passarem a maior parte de seu tempo dentro de organizações. Estas, quanto mais industrializadas, maior era o impacto que provocavam sobre suas vidas. Para evitar