a cegueira as claras
Nas páginas do livro se encontram bem distribuídas e com riqueza em detalhes e até algumas fotos, muitas informações onde o autor dedica palavras às famílias que em grande parte delas tratam de forma errônea o deficiente visual, superprotegendo ou isolando do convívio social. Ensina ainda como deve ser o tratamento da criança pela família e que não deve ser terceirizado para as Instituições e nem para a sociedade.
O autor também dirige palavras aos profissionais que atuam com deficientes visuais sobre a forma correta da atuação e da interação com a família, apresenta vários instrumentos e tecnologias, inclusive o sistema Braille seguido de uma breve biografia de seu criador o francês Louis Braille, neste tema ainda discorre sobre a educação dos cegos no Brasil.
Acessibilidade também é um assunto tratado pelo autor como algo em crescimento, que alguns órgãos públicos e algumas empresas privadas tem se adequado gradualmente com a criação da Lei especifica, culminando com a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho fortalecendo a auto-estima e a cidadania.
Professor Juarês responde a diversas curiosidades e dúvidas a respeito da pessoa com deficiência, que abrange os mais diversos assuntos, entre eles, o uso do cão guia, a capacidade de tato e percepção, os demais sentidos, namoro, preconceito, lazer, sonho e casamento entre pessoas com deficiência visual.
Por fim, são apresentadas algumas noções básicas de como se relacionar com as pessoas cegas, abrangendo vários aspectos,