A Carta de Caminha e a Literatura Brasileira de 1500
A Literatura na antiguidade era um importante meio de comunicação.Nos dias de hoje, através de documentos históricos antigos podemos conhecer a história de nossa civilização.A carta de Pero Vaz de Caminha datada de 1500, é um exemplo dos escritos que relatam os acontecimentos da época e enriquecem a Literatura antiga.
Em séculos passados, a Literatura era usada para informar seus dirigentes.Os escritos da época, também tinham o poder de manifestar os interesses de uma classe dominante , ao usar a escrita como forma de influenciar seus leitores.
Através da Literatura antiga, podemos descobrir o passado de nossa história.Por textos informativos são revelados acontecimentos de uma época.
A carta de Pero Vaz de Caminha é um importante escrito da Literatura de 1500. Inicialmente considerada um texto histórico, a carta de Pero Vaz de Caminha traz informações sobre o descobrimento do nosso país.
Mas os elementos de sua escrita, enfatizam uma linguagem literária, ao abordar a visão de seu autor sobre a nova terra.Com o passar do tempo, a carta passa a ser considerada documento histórico e literário, pois relata a descoberta de nosso país, usando elementos literários em sua escrita.
A Literatura antiga é um importante instrumento para desvendar nossas origens.Através dela é possível pesquisar textos históricos que relatem acontecimentos do passado de nossa história.
A carta de Pero Vaz de Caminha enriquece a Literatura de 1500, ao se tratar de um texto histórico, que nos traz informações sobre o descobrimento, usando linguagem literária.
Esta carta configura-se como texto histórico e também como texto literário.