Barroco
O Barroco surgiu no século XVI e se estendeu até o século XVIII .Este movimento estilístico se originou na Itália, se espalhando por diversos países .No Brasil, o Barroco teve seu marco inicial em 1601 com a publicação do poema épico "Prosopopéia", de Bento Teixeira.
CARACTERÍSTICAS
O Barroco se desenvolveu em um período de confronto entre o Teocentrismo e o Antropocentrismo ,que influencia fortemente a arte barroca.
As características deste movimento literário são: Dualismo ou Bifrontismo : Caracteriza-se pelo conflito ,dilema ,contradição ,dúvida antíteses, paradoxos e oximoros.
Fusionismo : Carcteriza-se pela conciliação de contrários.
Feísmo: Caracteriza-se pelo pessimismo, irregularidade, retorcimento e exagero.É contrário a harmonia,sobriedade e clareza.
Pessimismo: Caracteriza-se pela percepção de brevidade da vida.
Cultismo ou Gongorismo: Caracteriza-se pelo uso de metáforas, trocadilhos, hipérboles, antíteses, sinestesias e outras figuras de linguagem, de som e pensamento.
Conceptismo ou Quevedismo: Caracteriza-se pelo jogo de idéias e conceitos para a argumentação.
CONTEXTO HISTÓRICO,POLÍTICO E SOCIAL
O Barroco surge no século XVI em um período de conflitos religiosos, políticos, econômicos e sociais.
Nesta época o mercantilismo se desenvolve ,fortalecendo a burguesia, e encerra-se as grandes navegações.
Portugal era dominado pelos espanhóis, enquanto Inglaterra e Holanda solidificava a Reforma Protestante, liderada por Martin Lutero.
A igreja se divide após a Reforma, dando início a Contra-Reforma em Portugal e na Espanha.O Antropocentrismo característico do Renascimento é substituído pela volta ao medievalismo e a submissão à Igreja e ao rei, resultando no confronto ente Teocentrismo e Antropocentrismo.
Em conseqüência, o homem desta época tenta conciliar elementos contraditórios ,levando ao contraste, característico do Barroco.
O quadro social é caracterizado pela crise dos valores Renascentistas, e também das crises