A carta como meio de comunicação
Introdução p.3
O que é a carta? p.4
Tipos de Carta p.5
Consequências da carta para a comunicação p.6
Conclusão p.7
Bibliografia p.8
Introdução
Neste trabalho vamos abordar o meio de comunicação denominado CARTA. Iremos indicar o que é, tipos de carta existentes na actualidade e as suas consequências positivas e negativas para a comunicação.
O que é a Carta?
É o elemento postal mais importante, é um meio de comunicação visual, constituída por algumas folhas de papel fechadas num envelope, que é selado e enviado ao destinatário da mensagem através do serviço dos Correios. A carta é um papel que é escrito sobre qualquer assunto para uma pessoa ou não e é usada por muitas pessoas mundialmente, é uma forma simples de escrever para alguém.
Inicialmente quem pagava o carimbo da correspondência era o destinatário e isso só se alterou com a criação dos selos quando se passou a, previamente, o remetente colocar na sobrecarta (envelope) a quantidade de selos correspondente ao porte (valor da tarifa de serviço), garantido assim a entrega da carta ou a sua devolução no caso de não ser encontrado o destinatário.
Actualmente a carta tem sido substituída pelo e-mail que é a forma de correio electrónico mais difundida no mundo, mas ainda há pessoas que pelo simples prazer de trocar correspondências físicas preferem utilizar o método da carta.
Carta antes do envio
Tipos de Carta
Existe actualmente sete tipos de cartas: Carta argumentativa: Há uma exposição de ideias em que o emissor deverá convencer o interlocutor a partir de seu ponto de vista sobre o assunto. Quanto a linguagem deverá ser clara, objectiva e com coesão, sendo que o grau de formalidade dependerá da intimidade entre os interlocutores.
Carta de solicitação: Está entre as cartas comerciais, no qual deverá conter iniciais do departamento, timbre da empresa, número da carta, data e local,