A carapaça de macrobrachium amazonicum como fonte de quitina

359 palavras 2 páginas
a CARAPAÇA DE MACROBRACHIUM AMAZONICUM COMO FONTE DE QUITINA Na carcinicultura, muitos problemas ainda necessitam ser minimizados ou até mesmo eliminados. Entre um desses problemas está relacionado à questão dos descartes gerados por resíduos de camarão, como por exemplo, o exoesqueleto e o cefalotórax, que chegam a corresponder por até 40% do peso do animal. Isto representa uma perda significativa tanto para a economia nacional, quanto para o próprio meio ambiente, que vem sofrendo grandes impactos com os descartes gerados por estes resíduos. Principalmente as regiões costeiras, onde estes são depositados no próprio corpo d’água, causando graves problemas de poluição, devido a sua elevada demanda bioquímica. Do descarte gerado do processamento do camarão até 30% desta massa poderiam ser reaproveitados na forma de quitina através de um bom tratamento, gerando um subproduto que pode chegar ao mercado a um preço bem mais elevado que até mesmo ao preço do próprio produto, dependendo do seu grau de pureza. Este trabalho tem como objetivo encontrar um ponto de ótimo onde haja viabilidade durante a produção de quitina, já que um dos grandes problemas está ligado a questão do custo elevado com reagente e tempo. A espécie escolhida para o trabalho foi o Macrobrachium amazonicum, que representa hoje na Amazônia um dos grandes potenciais para a aqüicultura, devido à facilidade de manejo e ao seu rápido desenvolvimento, além de ser pouco susceptível a certas doenças.
Quitina e quitosana são polissacarídeos de cadeias lineares que contêm proporções variáveis dos carboidratos 2-acetaamiido-2-deoxi-D-glicopiranose e 2-amino-2-deoxi-D-glicopiranose, unidos por ligações glicosídicas β (1→4). No entanto, na estrtura da quitina predominam unidades repetitivas formadas quase que exclusivamente pelo carboidrato 2-acetamido-2-deoxii-D-glicopiranose.
Dos descartes gerados pela carcinicultura são superiores a 40% do peso do animal, representando uma perda significativa para a

Relacionados

  • Invertebrados
    9575 palavras | 39 páginas