A calculadora
Nos tempos de hoje, a calculadora é uma ferramenta indispensável, devido à extrema necessidade do homem moderno de fazer cálculos com maior exatidão. Neste trabalho iremos conhecer o equipamento que hoje facilitam os cálculos que fazemos atualmente: a calculadora.
CALCULADORA
350139012065Calculadora é um dispositivo para a realização de cálculos numéricos. Este tipo é considerado distinto das máquinas calculadoras e dos computadores, no sentido de que a calculadora é um dispositivo voltado para um fim específico e que não pode ser qualificada como uma Máquina de Turing.
Embora muitas calculadoras modernas incorporem com frequência um computador genérico, o dispositivo como um todo foi projetado para facilitar a realização de operações específicas, e não visando flexibilidade de tarefas. Também, calculadoras modernas são muito mais portáteis do que a maioria dos outros dispositivos chamados computadores, embora muitos PDAs sejam compatíveis em tamanho com calculadoras portáteis.
Hewlett-Packard HP-48, capaz de lidar com gráficos tridimensionais, cálculo diferencial e integral, matrizes, e muitas outras funções avançadas
As calculadoras de hoje são eletrônicas e são construídas por vários fabricantes, em diversas formas e tamanhos variando em preço de acordo com a sofisticação e os recursos oferecidos. Somente poucas companhias desenvolvem calculadoras profissionais para a área financeira e engenharia; as mais conhecidas são Sharp, Casio, Procalc, Hewlett-Packard (HP) e Texas Instruments (TI), estas duas últimas empresas, os mais tradicionais fabricantes de calculadoras.
A capacidade de uma calculadora varia conforme o modelo, desde possibilidades de cálculo limitadas à aritmética básica, passando por outras que oferecem funções trigonométricas, até outras funções matemáticas mais avançadas. As mais modernas e avançadas são programáveis e podem apresentar gráficos.
No passado, com a ajuda de dispositivos como o ábaco, régua de cálculo e outros,