A Caatinga
A fauna é principalmente composta por répteis e aves, existindo também algumas espécies de mamíferos e anfíbios. Na grande maioria são animais de hábitos noturnos, uma vez que durante o dia o sol chega a ser uma ameaça para as espécies.
A caatinga possui baixas densidades de indivíduos e poucas espécies endêmicas Apesar da pequena densidade e do pouco endemismo, já foram identificadas mais de 1225 espécies espécies de animais vertebrados, pouco se conhecendo em relação aos invertebrados. Descrições de novas espécies vêm sendo registradas, indicando um conhecimento botânico e zoológico bastante precário deste ecossistema.
As espécies da caatinga mais conhecidas são a ararinha-azul (ameaçada de extinção)o sapo cururu, a asa-branca, a cotia , o gambá, o preá, o veado- catingueiro o tatu-peba, entre outros
A degradação de várias áreas da caatinga causa a perda de habitas, alem disso, a Caatinga tem sido duramente afetada pela caça, para comercialização ilegal da carne e pele, e pela apreensão de aves para o comércio clandestino a caça e a pesca na caatinga também contribuem muito para a extinção de várias espécies.
Várias espécies já se extinguiram na região, como a ararinha azul, e muitas outras estão se tornando cada vez mais ameaçadas.
Os últimos dados dizem que são 20 as espécies ameaçadas de extinção, estando incluídas nesse conjunto duas das espécies de aves mais ameaçadas do mundo a ararinha-azul e a arara azul de lear.
Outras espécies em extinção conhecidas são a onça- pintada o gato do mato entre outros
*Para a Caatinga, as Reservas Legais funcionam como ilhas de conservação inseridas nas propriedades rurais, por conta do crescente desmatamento. Tem função ecológica de proteção de rios e