A Caatinga
A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrada em nenhum outro lugar do planeta. A caatinga ocupa uma área d certa de 850.000², e cerca de 10% do território nacional, engloba de forma continua parte dos estados que são: Paraíba, Piauí, Ceara, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, (Região Norte do Brasil) e parte do Norte de Minas Gerais (Região Sudoeste do Brasil).
A Caatinga ocupando cerca de 850,000hm² é o mais frigi lizado dos biomas Brasileiros O uso insustentável de seus solos e recursos naturais ao longo de centenas de anos de ocupação e uma imagem de local pobre seco. A paisagem e bastante diversa com regiões distintas cujas diferenças se devem á pluviometria e fertilidade e tipo de solos e relevo. Sua primeira divisão que pode ser feita e entre o agreste e o sertão. O agreste é uma e a Mata Atlântica característica da Zona da Mata. Já o sertão apresenta vegetação mais rustica. São regiões conhecidas como: Seridó, caatinga e carrasco.
Chuva, Absorção e Temperatura. A Caatinga tem uma fisionomia de diserto, com índices pluviométricos muitos baixos em torno de 500 a 700 mm anuais. Em certas regiões do ceara, por exemplo, embora a média para anos ricos em chuvas seja de 1000 mm, podem chegar apenas 200 mm no ano, além dessas condições climáticas rigorosas, a região da caatinga está submetida a ventos fortes e secos.
Duas adaptações importantes da vida as plantas na caatinga, são a queda das folhas na estação seca e a presença de sistema de raízes bem desenvolvidas. O mês do período seco e agosto e a temperatura do solo chega a 60ºC. O sol forte acelera a evaporação da água das lagoas e rios e nos trechos mais estreitos secam mais rápido. Mesmo quando chove o solo raso e pedregoso não consegue armazenar a água que cai e a temperatura elevada provoca intensa evaporação (media entre 25ºC e 29ºC). Por isso, somente em lugares