A BUSCA POR UM EQUILIBRIO ENTRE A ATIVIDADDE ECON MICA E O DESENVOLVIMENTO
373 palavras
2 páginas
A BUSCA POR UM EQUILIBRIO ENTRE A ATIVIDADDE ECONÔMICA E O DESENVOLVIMENTO: A QUESTÃO ENEGÉTICA DOS BIOCOMBUSTÍVEIS.A lei 6.938/81 traz o conceito de desenvolvimento sustentável, no seu Art.2º mostra o objetivo de tal lei, como preservar, melhorar e recuperar a qualidade ambiental favorável à vida, visando o melhor desenvolvimento socioeconômico para o País etc.
Este trabalho tem por fim último mostrar a importância dos biocombustíveis na atividade econômica como forma de desenvolvimento sustentável e justiça social.
Neste trabalho, foi utilizado pesquisa doutrinária a respeito dos biocombustíveis, assim como, sobre atividades econômicas com base na lei 6.938/81 e na Constituição Federal de 1988.
Nas ultimas décadas, o mundo vem tentando conciliar a atividade econômica de caráter lucrativo com o desenvolvimento sustentável do meio ambiente, na tentativa de buscar a tão esperada, justiça social. Nesse sentido, a lei 6.938/81, traz o conceito de desenvolvimento sustentável a partir de um série de mecanismos essenciais para a conservação e preservação do meio ambiente para as gerações presentes e futuras. Na medida em que a degradação da natureza se intensifica governos, sociedade e empresas buscam por fontes de energias renováveis. Dessa forma, os biocombustíveis, são a alternativa energética com as maiores possibilidades de controle do meio ambiente; que juntamente através de políticas públicas de educação ambiental e preservação do ecossistema, possam se juntar na busca por uma conciliação harmônica entre: atividade econômica e exploração do meio ambiente de forma sustentável. Com isso, buscar a justiça social.
O resultado encontrado foi que é necessário um maior incentivo governamental para a redução de atividades econômicas de natureza predatória do meio ambiente, e isso, é possível, através de políticas publicas de educação ambiental e preservação do meio ambiente; da busca por uma produção de energias renováveis- como os biocombustíveis. Isso trará,