A busca pela utopia
Apesar das inúmeras mudanças, da globalização universal, do crescimento econômico-financeiro do país, o Brasil ainda enfrenta dificuldades em erradicar do país problemas simples e de ordem econômico-social, como por exemplo, a enorme desigualdade social cada vez mais perceptível em nosso país.
É fato que cada pessoa nasce com capacidade suficiente para crescer e se desenvolver igual a outras tantas. Contudo, é obvio, uma criança nascida em uma sociedade de classe média cuja família tem um ‘pilar’ estruturado terá maiores chances de vencer’ se comparado a uma criança nascida e criada nas favelas, esta terá que lutar muito mais para conseguir se ‘manter’, não é impossível, é apenas mais complicado para esta criança. A grande maioria destas, pelos obstáculos que encontram ‘abrem’ mão do sonho de ter uma vida melhor e se perdem no crime e na bandidagem, onde para elas tudo parece mais fácil.
Talvez uma alternativa plausível para isto fosse continuar com as poucas estratégias de inclusão social que hoje operam em nossa sociedade e montar projetos mais voltados para a formação básica de nossas crianças, já que este conhecimento é fundamental para o desenvolvimento do caráter da pessoa. O Brasil, conta hoje com um governo muito mais voltado para as ações trabalhistas do que para a formação escolar infantil, devemos investir mais na educação a fim de aumentar o conhecimento nato de nossa população contribuindo assim para o desenvolvimento de cada individuo para erradicar a exclusão social e contribuir para uma sociedade mais igualitária e justa para as gerações futuras.
Cristiany de Almeida
Paloma Cristofoletti 5830164416
1ºB Ciências