A busca do equilíbrio através do corpo
A atual vida corrida e estressante cheia de cobranças faz com que as pessoas busquem novas formas de se tranqüilizar. Em uma sociedade composta por 7 bilhões de habitantes que não para de crescer, cresce também no indivíduo a necessidade do conhecimento interno e de alcançar um equilíbrio em meio a tanto caos. O cidadão que hoje vive “tranqüilo” no mundo é considerado um ultrapassado. Simplesmente é assim taxado e não consegue se adequar. Pessoas que vivem em grandes metrópoles são freqüentemente diagnosticadas com taxas de exames elevados, e outros problemas que a vida estressante traz à tona.
São inúmeros os agravantes para a maior incidência do estresse, entre eles estão o trabalho, os deveres familiares, as exigências da sociedade em relação ao status, as contas para pagar, as filas dos bancos. Na procura de um relaxamento e um esvaziamento completo da mente, novos esportes surgiram, trazendo consigo essa nova idéia de busca de um equilíbrio para tornar a vida corrida, menos “traumática”. Essa preocupação de uma relação balanceada entre corpo e alma deve ser não apenas importante, mas prioritária.
Para alcançar a tão almejada saúde mental, pode-se utilizar de diversos artifícios. Um deles é a meditação, que possui diversas modalidades que buscam praticamente o mesmo propósito. A meditação vipassana prega que só é possível alcançar a verdadeira felicidade duradoura meditando. Em Brasília, é possível praticar a meditação vipassana através da Sociedade Vipassana de Meditação, que é localizada na Asa Norte. Para os que buscam um alívio semanal de curta duração, acontecem encontros para a meditação em grupo aos sábados à tarde, iniciados por 30 minutos de Yoga e seguidos pela meditação em si.
Durante a meditação é feito um escaneamento do corpo, desde os pés até a cabeça com a concentração voltada para a respiração. A meditação vipassana é feita em silencia, sem mantras, e requer atenção plena. Essa expedição