a busca da verdade- filosofia
A verdade é um valor (um bem da vida ao qual emprestamos estima e afeição) - que confere sentido a todas as coisas.
Ignorância, incerteza e insegurança
Ignorar: é não saber alguma coisa;
Incerteza: não sabemos o que pensar, o que dizer ou o que fazer em certas situações ou diante de certas coisas, pessoas, fatos, etc. É um cenário de dúvidas, ficamos cheios de perplexidade e somos tomados pela insegurança. A admiração e o espanto (nos causam incerteza e insegurança) e nos fazem “buscar a verdade”.
DESEJO DA VERDADE
Surge do desejo de confiar nas coisas e nas pessoas – de acreditar que as coisas são exatamente tais como as percebemos e o que as pessoas nos dizem é digno de confiança e crédito.
A criança busca a verdade e não aceita as mentiras dos adultos. Por isso dizemos que a busca da verdade está sempre ligada a uma decepção, a uma desilusão e a uma dúvida, a uma perplexidade, a uma insegurança ou, então, a um espanto e uma admiração diante de algo novo e insólito.
DIFICULDADES PARA A BUSCA DA VERDADE
É muito difícil despertar nas pessoas o desejo de buscar a verdade. Mesmo com muitos recursos (TV, etc).
Recebemos informações e não avaliamos – não as transformamos em conhecimento.
Não há incerteza porque há muita ignorância.
O problema da propaganda – trata todos como crianças ingênuas e crédulas. O mundo é um “mundo de faz-de-conta”. Ela vende uma imagem (de sucesso)
– rodeada de magia.
A atitude dos políticos (não cumprem as promessas, são corruptos, usam mal o dinheiro público e aprofundam as desigualdades, as injustiças, a miséria e a violência). Muitos pensam: não há verdade na política.
Desconfiamos do valor e da necessidade da democracia ao vender seu voto caem na descrença e no ceticismo.
É neste cenário que muitos começam a perguntar e a querer explicações, a exigir liberdade de pensamento e de conhecimento.
O desejo e a necessidade da busca da verdade
SURGE:
- Da dúvida
- Da incerteza
- Da ação deliberada contra os preconceitos,