SEP I EX 1
Descrição de Energia, Potência e Potência Elétrica
Energia: Capacidade que um corpo, uma substância ou um sistema físico têm de realizar trabalho, é um termo que deriva do grego "ergos" cujo significado original é trabalho. Energia na Física está associada à capacidade de qualquer corpo produzir trabalho, ação ou movimento. A energia não pode ser criada, mas apenas transformada e cada uma capaz de provocar fenômenos determinados e característicos nos sistemas físicos.
Potência: A potência é a quantidade de trabalho efetuado por unidade de tempo, o que equivale à velocidade de mudança de energia num sistema ou ao tempo despendido para realizar um trabalho. Portanto, a potência é igual à energia total dividida pelo tempo.
Potência Elétrica: Capacidade de uma fonte de tensão elétrica realizar um trabalho por unidade de tempo. Numericamente é a Multiplicação do Valor da Tensão pelo Valor da Corrente resultante. Símbolo: “P”, Unidade W (Watts). Em áudio, temos transdutores, que convertem a energia mecânica (variação da pressão do ar) em corrente elétrica, ou vice-versa. A potência elétrica é definida como “a capacidade de uma fonte de tensão elétrica realizar um trabalho por unidade de tempo”. Quanto maior a quantidade de energia transformada em um curto intervalo de tempo, maior é a potência do aparelho. Essa grandeza, portanto, aponta a velocidade com que a energia elétrica é transformada em outro tipo de energia.
Calcular a Vazão da represa de São Simão, P = 250 MW, h = 127 m.
Calcular a Vazão da represa de São Simão, P = 200 MW, h = 140 m.
Tipos de Turbinas
Pelton: Nas turbinas Pelton não há palhetas estáticas e sim um conjunto de bocais ou injetores, cada qual com uma agulha móvel (semelhante a uma válvula) para controlar a vazão. Nessas turbinas, a pressão da água é primeiro transformado em energia cinética pelo bocal, que acelera a água até uma alta velocidade. O jato d'água é dirigido para uma série de conchas curvas