A busca da compreensão do ser pessoa
UATOS PIRES PEREIRA – 1092868
WAGNER CHAVES SANTANA – 1092871
A BUSCA DA COMPREENSÃO DO SER PESSOA
Centro Universitário Claretiano
Antropologia Teológica
Fernando H. C. de Oliveira
Vitoria da Conquista
2012
A BUSCA DA COMPREENSÃO DO SER PESSOA
Marcos Aguiar Bento[1] Uatos Pires Pereira[2] Wagner Chaves Santana[3]
Ao longo da história, o homem é tido como objeto de estudo. O texto apresenta como finalidade desta análise a redescoberta do ser enquanto pessoa, uma vez que sua essência fora substituída pela ótica materialista, desconsiderando seus sentimentos e sua capacidade de pensar.
Com a revolução industrial, na Inglaterra entre o século XVIII e iniciou do século XIX, nasce o capitalismo, sistema cujo foco é o acumulo de capital. Isso tomou uma nova forma na metade do século XIX com a II revolução industrial. Nesse período foram criadas as primeiras máquinas movidas a vapor, dando inicio ao capitalismo industrial. Diante disso, o homem começa a perder sua identidade enquanto pessoa, tornando-se uma máquina de produção e consumo.
Além disso, o século XX foi marcado por grandes acontecimentos que contribuíram para essa perca de identidade: duas guerras mundiais, a crise de 1929 e a revolução tecnológica que deu inicio ao neoliberalismo, que por sua vez, coloca o homem como um objeto da técnica.
Pelo tecnicismo, o neoliberalismo reduz o homem a um simples objeto da técnica, em vez de autônomo transforma o ser humano em autômato. Sendo autômato, não tem determinação própria, é determinado por outro e assim, é heterônomo. "[...] o indivíduo cessa de ser ele mesmo; adota inteiramente o tipo de personalidade que lhe é oferecido pelos padrões culturais e, por conseguinte, torna-se exatamente como todos os demais são e como estes esperam que ele seja" (FROMM,