a borboleta
Em primeiro lugar devemos observar e analisar o terreno que vamos construir, como desnível do terreno, localidade e o mais importante e a capacidade do solo para uma boa fundação. Devemos analisar o solo, isso se faz com um trado, e devemos realizar várias perfurações e analisa se o solo é alagável se encontra piçarra logo e se o solo é compactado.
Se o solo é duro e encontramos a piçarra logo isso é um indicador que a sua fundação vai ficar boa.
Segundo passo é a amarração da construção, gabaritamos o espaço da construção com madeiras de 10 cm que chamamos de sarrafos e depois colocamos no esquadro, usamos uma técnica de esquadro no metro de 60x80 cm e depois no ângulo maior tem medir 1.00m.
Terceiro passo é a fundação, obras pequenas usamos a fundação de sapata com vigas baldrames, nesse concreto é recomendado que se use o concreto da concreteira, por motivo de economizar tempo e mão de obra mas se preferir na betoneira deve se usar o concreto 3x1
Quarto passo levantar as alvenarias a massa que devemos usar é a 4x1 nos tijolos, usar pilar em cada canto e nas emendas das paredes, e quando chegar nas alturas das portas e janelas que geralmente é 2,10m más o contra verga deve ficar mais alto por motivo do contrapiso.Por esse motivo o contra verga deve ficar com 2,17m.
Depois do respaldo usa-se uma viga de fechamento. Se for utilizar laje de concreto colocamos os trilhos os EPS com uma malha de ferro 5mm e as nervuras de 10mm em seguida colocamos os conduites e as mangueiras e os canos de agua e depois concretamos.
Este concreto que usamos em cima da laje deve ser de 4 a 5 cm. Levantamos os desempenos depois da laje batida e calculamos o telhado. O cálculo do telhado varia de acordo com a telha que vamos utilizar se for telha galvanizada usamos o telhado 10% de queda , se for telha de fibra de concreto utilizamos 15% e se for de cerâmica é de 25% a 40%