A Bolsa de valores pode influenciar no crescimento economico?
UNIPAULISTANA
GLOBALIZAÇÃO E MERCADO DE CAPITAIS
PROF. CLAUDIO
SÃO PAULO
2013
INTRODUÇÃO.
No mundo de hoje, temos que estar atentos para as mudanças que ocorrem na economia com frequência, a consciência de poupar e de saber investir é para poucos, empresas privadas e governo tem papel primordial nisso, e tudo se encontra em um lugar a bolsa de valores, onde se negocia (vende e compra) as ações de empresas privadas e com seus diferentes segmentos, para qualquer pessoa que esteja interessada. Isso em uma conjuntura maior tem proporções extraordinárias levando em conta que influencia diretamente na economia do país, pois tem alguns elementos que andam juntos são elas, juros, taxa SELIC, CDI, títulos de renda fixa e renda variável.
A Bolsa de valores pode influenciar no crescimento econômico?
A Bolsa de valores é o mercado financeiro de compra e venda de ações que mexe muito com os quesitos econômicos. Ela proporciona a quem poupa valores, a oportunidade de investir em ações, assim auxiliando organizações empresarias que necessitam de recursos. Contudo, faz com que a economia e todos os seus fatores girem gradativamente em prol do país.
Quando a taxa de juros fica baixa, à compra de ações pelos adquirentes tende a aumentar, em virtude da busca de uma maior rentabilidade. Acontecendo esse critério, a tendência dos valores referentes a ações é aumentar. Agora, quando há um aumento referente à taxa de juros, os adquirentes preferem aderir títulos de renda fixa ao invés de títulos de renda variável, ocasionando assim uma queda no valor das ações comercializadas. Esse dois critérios, regulamentam uma boa parte da economia do país visando assim um maior controle em relação à inflação.
Segundo Pinheiro (2005, p.230), “A bolsa de valores, que reflete o desempenho da economia, apresentara uma alta em função desse movimento resultando da queda na taxa de câmbio”. Com a queda da taxa de