A Boa Lingua gem
Professor Fabrício Augusto
Concisão e Prolixidade • A prolixidade – vício que se opõe à concisão – é visível em três comportamentos disCntos do anunciante. • Concisão: é qualidade inerente à objeCvidade e à justeza de senCdo no redigir.
Qualidades da boa linguagem “Protesta, assim, o reconvinte pela produção de todos os meios de prova permiCdos em Direito, sem exceção, especialmente, depoimentos pessoais, por parte da reconvinda, por parte de funcionários, por parte da Autoridade Policial e InvesCgadores, de vizinhos, de testemunhas outras, da juntada de novos documentos, prova pericial, expedição de oMcios e tantas quantas necessárias no decorrer da instrução processual”.
Qualidades da boa linguagem “Protesta, assim, o reconvinte pela produção de todos os meios de prova permiCdos em Direito, incluindo depoimentos pessoais, a juntada de novos documentos, provas periciais e outras que se fizerem necessárias”.
Nesse rumo, observe, nas frases adiante, como é possível aperfeiçoar frases, subsCtuindo palavras ou expressões por outras mais fortes e adequadas, no intuito de conferir maior expressividade à ideia a ser transmiCda. Vamos a elas:
1. Nesta lista há o seu nome. Prefira: Nesta lista figura o seu nome.
2. Devemos ter esperança. Prefira: Devemos alimentar