A Biomassa E A Produ O Energ Tica
Entre as alternativas de energia renovável a que suscita mais debates e tem maior papel estratégico como substituto dos combustíveis fósseis é a biomassa a biomassa é composta de materiais orgânicos que podem ser utilizados como fonte de energia.
Os principais produtos derivado da biomassa para produção de energia são o etanol os olhos vegetais como o biodiesel.
O etanol é a energia que passou na forma sólida para só para forma líquida, que são os álcoois. O biodiesel é constituído por óleos vegetais produzido a partir de matéria-prima como a mamona o girassol a soja o dendê e o babaçu é utilizado em substituição ao óleo diesel.
O Brasil e a biomassa
Assim como a produção é a distribuição de petróleo no mundo são questões estratégicas, o álcool é o biodiesel são produtos altamente estratégico como alternativas ao petróleo, podendo redimensionar o eixo geopolítico Mundial. O Brasil possui o maior potencial de exploração de biomassa do planeta, detém imensas florestas, fatura de água, energia solar e Terra ociosa.
Em 1975, em decorrência da primeira crise do petróleo foi criado no país o programa nacional do álcool (Proácool), que tinha como objetivo substituir em larga escala os combustíveis derivados do petróleo. Por meio de subsídios e incentivos, usina de açúcar passaram também a produzir álcool, em menos de dez anos depois a fabricação dos carros movidos a álcool chegava a 90% do total, mas os elevados custos da produção na época e o corte dos subsídios do governo levaram a falta do produto nas bombas e à crise de confiança do consumidor. A produção de carros álcool despencou, mas as pesquisas no setor continuaram.
Em 2002, começaram a ser colocado no mercado os carros flex, com motores bicombustíveis, que funciona tanto com álcool quanto com gasolina, impulsionando um novo circo ciclo na produção de etanol no Brasil. Atualmente, o Brasil e os Estados Unidos dominam a produção de etanol, seguidos de longe pela China. O