A BIOGEOGRAFIA E A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
Centro de Ciências Sociais e Educação
Curso de Licenciatura Plena em Geografia
Disciplina: Geografia do brasil
Professor : Ed Carlos Mesquita
Acadêmico: Roselene Vasconcelos Pinheiro
RESUMO
Anajás–Pará
2015
A BIOGEOGRAFIA E A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
Trabalho apresentado à Universidade do Estado do Pará (UEPA),Centro de Ciências Sociais e Educação, Curso de Licenciatura Plena em Geografia, como requisito de avaliação para a obtenção de nota na disciplina: Geografia do Brasil, ministrada pelo Professor Ed Carlos Mesquita.
Anajás – Pará
2015
A BIOGEOGRAFIA E A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
O CONCEITO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS
Segundo o texto, ecossistema é um termo que vem da ecologia e compreende a idéia de sistema natural comandado por fluxos de energia e ciclo de materiais, dos quais participam fatores do meio físico e do biológico.
Numa aproximação, pode-se dizer que a paisagem é o arranjo espacial visível e é formada pela natureza transformada pelo homem.
Portanto,podemos resumir assim de forma sintética as causas genéricas que levaram à aceleração da degradação ambiental a partir dos anos de 1960 no Brasil.
Os planos de conservação podem ser construídos conforme diferentes modelos metodológicos de planejamento.
E após a constituição, foram criados inúmeros dispositivos de regulação das atividades, de ordenamento territorial.
De acordo com o texto, pude observar que são vários os fatores a serem considerados quando se decide sobre a localização das áreas protegidas e a política de preservação de recursos ambientais no Brasil e do ponto de vista do planejamento, pode-se dizer que são poucos os trabalhos que visam ao conhecimento e monitoramento das áreas citadas. De forma geral, a pesquisa ainda é incipiente quando comparada à velocidade com que se dá a degradação ambiental neste país.
REFERÊNCIAS:
Geografia do Brasil
Org. Jurandyr L. Ross