Ecologia e Biogeografia
(EB)
2010/2011
Ana Cristina Ribeiro Gomes
Ecologia e Biogeografia (2010-2011)
Ana Cristina Ribeiro Gomes
ECOLOGIA – Introdução à Ecologia
Ecologia é uma ciência biológica onde se realizam vários estudos dos seres vivos. A ecologia distingue-se por ser uma ciência que utiliza diversas formas observáveis mas essencialmente preocupando-se com as condições ambientais e relações entre si, falando de distribuição geográfica e ecologia, ou seja, não olha apenas para o interior mas essencialmente para o exterior. É assim, um estudo das relações dos seres vivos com o ambiente.
Espécie – conceito essencial da ecologia (disciplina da biodiversidade relacionada com a sistemática). Conceito simples para ser útil e operacional no campo. A espécie é vista como algo que possui uma determinada distribuição.
Áreas geográficas – formadas consoante a espécies tenha intercepções de intervalos de tolerâncias (nicho ecológico – local caracterizado por um conjunto de situações que determina o seu sucesso).
Habitat – local onde existe o nicho de determinada espécie. Dependendo da característica de cada nicho, formam-se habitats muito diferentes.
Populações – subunidades de espécies que se interligam, relacionam e até podem ser relacionadas entre si.
Meta-populações – conjunto de núcleos populacionais, que criam ligações entre si (de competição entre outras).
Padrão de diversidade – formas mais ou menos complexas em que a espécie e o seu núcleo se distribuem. Formas como as espécies se distribuem em determinado espaço.
Comunidade – conjunto de espécies cada uma relacionada, ganhando novos parâmetros que posteriormente se podem estudar. Interacções bióticas inter-específicas e riqueza específica (número de espécies que vivem em determinado espaço) são únicas de comunidade e não existem em população. Uma comunidade pode ser mais ou menos rica consoante o número de espécies que possui.
Meta-comunidade – população de comunidades que