A Biodiversidade
A biodiversidade desempenha múltiplas funções em cada um dos ecossistemas e tem uma importância extraordinária no nosso dia a dia.
A biodiversidade contribui para:
Na agricultura: - formação e regulação do solo; - polinização.
Nos serviços: - favorecer os desenvolvimentos do ecoturismo.
A biodiversidade tem sido severamente afetada pela redução de um grande número de seres vivos, em resultado de uma série de fenómenos causados essencialmente pelo homem:
- a desflorestação , que elemina o habitat de uma grande parte das espécies existentes
-a poluição atmosférica e das águas;
- a degradação dos solos;
- a exploração excessiva de algumas espécies.
As espécies em maior risco são as das florestas tropicais , como mamíferos e aves , assim como também muitos milhares de plantas e de insetos.
Para além das consequências ecológicas , a redução da biodiversidade traduz-se , também na destruição de meios de subsistência e na incapacidade de satisfazer as necessidades básicas de 2/3 da população mais pobre do globo , que vive numa economia dependente da biodiversidade.
A biodiversidade em Portugal
De acordo com o instituto de Conservação da Natureza , das 512 espécies de vertebrados existentes em Portugal , 42 % estão ameaçadas.
Espécies em vias de extinção em Portugal
Fatores de ameaça
Lobo: perseguição generalizada e escassez de presas naturais
Golfinho: perturbação dos animais, captura acidental em artes de pesca , atos de vandalismo e abate ilegal de exemplares , poluição dos mares e estuários.
Urogalo: abate ilegal e perturbação do habitat , desaparecimento ilegal do seu habitat primitivo devido a alterações climáticas que provocam modificação na vegetação.
Lince- Ibérico: destruição , degradação ou fragmentação de habitats , perseguição direta e/ou acidental e escassez da sua principal presa natural , o coelho-bravo.
Caimão: destruição e perturbação do habitat, população reduzida e