Copa do mundo
Coordenação de pós – graduação
Curso de especialização em neuropedagogia –psico
a
Tema: Sistema nervoso
Trabalho: Resenha descritiva
Rurópolis – Pará
2014
Sistema nervoso
O sistema nervoso é um grupo de tecidos compostos por células altamente especializadas que possuem características de excitabilidade e condutividade.
Divisão do sistema nervoso
Sistema nervoso central: Inclui o encéfalo e a medula espinhal localizados no crânio e no canal vertebral.
Sistema nervoso periférico: Inclui 12 pares de nervos cranianos e seus ramos e 31 pares de nervos espinhais e seus ramos. Este sistema faz a ligação entre músculos e glândulas e o sistema nervos.
As fibras nervosas periféricas distribuídas aos músculos lisos, musculo cardíaco e glândulas (efetores ) compõem o sistema nervoso autônomo.
Tipos de células nervosas
O sistema nervoso é composto de um tecido especial que contém 2 tipos células: Os neurônios elementos ativos da condução e a neuroglia os elementos de suporte.
Os neurônios
O neurônio ou célula nervosa é a unidade básica do sistema nervoso responsável por condizir o impulso elétrico de um parte do corpo a outra e consiste em um corpo, com apenas 1 núcleo e processos que transmitem impulsos para o corpo e dele recebem.
Existem 2 tipos de processo: Os Dendritos e os Axônios. Os axônios levam o impulso para longe do corpo celular enquanto que os dendritos levam os impulsos na direção do corpo celular.
A fibra nervosa Fibra nervosa é qualquer processo neuronal como axônio ou dendrito.
Todas as fibras do sistema nervoso periférico possuem um envoltório composto por células denominadas células de schwann, fibras menores possuem um envoltório fino (neurilema ), já em fibras com maior diâmetro este envoltório é espesso formando uma Bainha de mielina.
As fibras envoltas por bainha de mielina são denominadas fibras mielínicas, enquanto que as que não são envoltas por esta bainha