A ação de plantas medicinais no processo anti-inflamatório
PROCESSO INFLAMATÓRIO
É uma resposta natural do organismo contra uma lesão ou infecção com o objetivo de destruir os agentes agressores que podem ser bactérias, vírus, parasitas, veneno, calor, exposição a radiação, traumatismos.
Quando há infecção ou lesão são liberadas substâncias no organismo como a histamina que originam a resposta inflamatória, essas substâncias aumentam a irrigação sanguínea, produção de substâncias inflamatórias que aumentam a permeabilidade dos vasos sanguíneos onde células do sangue como neutrófilos e macrófagos são atraídos para o local da lesão.
TABEBUIA AVELLANEDAE
Árvore
que apresenta folhas com cinco folíolos, pecioladas e dentadas. As folhas podem ser roxas, róseas ou lilás e tem inflorescência em capítulo com cálice piloso. Os frutos que são em capsulas contem as sementes aladas.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA
Taninos,
flavonóides, cumarinas, xilodoína, saponinas, resinas, vitaminas e antibióticos naturais
Parte usada: Casca do caule
Indicação: Anti-inflamatório, antimicrobiano e analgésico.
Contraindicação: Gestantes e
Em casos de hipersensibilidade
Tintura de Ipê roxo
Apresentação:
Frascos de vidro âmbar contendo
60 ml de tintura de Ipê roxo
Este produto é formulado com as cascas do caule triturado de nome Tabebuia Avelanedae, conhecida popularmente com os nomes de Ipê
Roxo, pau d’arco, cujas propriedades farmacológicas atuam sobre a circulação, vias respiratórias e sistema gástrico, As naltaquinonas são conhecidas por ação antibiótica, a beta-lapachona apresenta atividade anti-neoplásica.
INDICAÇÃO
INFLAMAÇÃO E SINUSITES
ANACARDIUM
ANACARDIACEAE
O CAJUEIRO
O
cajueiro é uma arvore brasileira tipicamente nordestina, usada pelos índios como medicamento nos tempos anteriores a descoberta do Brasil, tendo sido empregado terapeuticamente pelas tribos Amazônicas durante Séculos,
entre